Anúncio provido pelo BuscaPé

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Imprensa européia volta a especular Sebastien Vettel no lugar de Felipe Massa


Embora tenha feito uma grande temporada pela Ferrari, terminando em segundo lugar no Mundial de Pilotos, Felipe Massa vem sendo alvo de especulações pela Europa. Como no início deste ano, a imprensa local volta a falar sobre uma possível ida de Sebastien Vettel para a escuderia italiana, em 2010. Segundo a rádio espanhola Cadena Ser, o atual piloto da RBR chegaria para substituir Felipe Massa e correr ao lado do bicampeão mundial Fernando Alonso. Em março, a revista italiana “Autosprint” já havia falado da possibilidade de o alemão substituir Massa em 2009. Entretanto, o então patrão de Vettel, Gerhard Berger, desmentiu a informação, garantindo que o alemão seria piloto do grupo que controla a RBR e a STR até 2010 e que não sairia “nem por todo dinheiro do mundo”.

Apesar de ter ficado apenas em oitavo no Mundial de Pilotos, Sebastien Vettel foi uma das estrelas desta temporada. O alemão foi o responsável pela primeira vitória da história de sua então equipe, a STR, justamente no GP da Itália. Muito elogiado por seu compatriota, o heptacampeão mundial Michael Schumacher, Vettel acabou “promovido” no final do ano, sendo transferido para a co-irmã RBR, por onde correrá em 2010 ao lado de Mark Webber.

Segundo espanhóis, Alonso já tem acordo por escrito com a Ferrari para 2010


Após os italianos, desta vez é a imprensa espanhola que garante: Fernando Alonso será piloto da Ferrari em um futuro bem próximo. Aliás, mais próximo do que muitos pensam. Segundo a Rádio Cadena Ser, o bicampeão mundial já teria um contrato com a escuderia italiana para correr no Mundial de 2010 e não no de 2011, como havia anunciado o diário “Gazzetta dello Sport”.

Os espanhóis vão além e avisam que o acordo oficial será anunciado na próxima temporada, em setembro, um pouco antes do GP da Itália. Fernando Alonso ocuparia o lugar de Kimi Raikkonen, correndo ao lado de Felipe Massa.

- Alonso tem 99,5% de chances de correr na Ferrari em 2010, porque existe um acordo entre as partes que não é apenas verbal – garante rádio.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fernando Alonso tem acordo com a Ferrari para 2011, diz jornal italiano


O piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, correrá pela Ferrari de 2011 a 2014, publica neste domingo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport". "Nenhuma das parte desmente, mas é evidente que desde algum tempo entre Ferrari e Alonso há um acordo escrito. Que é inclusive de quatro anos", afirma o diário.

Segundo o jornal, o acordo está cheio de cláusulas e de opções relativas, pois ambos não querem que o acerto seja rompido. "La Gazzetta dello Sport" acrescenta que se o finlandês Kimi Raikkonen não tiver bom desempenho em 2009, a Ferrari estaria disposta a rescindir seu contrato e contar com Alonso um ano antes do que foi acertado. "Agora depende de Kimi fazer sua parte", aponta "La Gazzetta dello Sport".

Sobre o brasileiro Felipe Massa, o jornal afirma que não há dúvidas: "Como Massa está em contínua progressão, ninguém mais o questiona."

"La Gazzetta dello Sport" assegura que há vários sinais de que há mesmo um acordo entre a Ferrari e Alonso. Entre estes está o fato de o espanhol só renovar seu contrato com a francesa Renault por 12 meses. Além disso, o jornal recorda uma declaração recente do presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo, em que deixa as portas abertas para o piloto espanhol.

- Temos Massa e Raikkonen sob contrato para os próximos dois anos. No futuro se verá. Alonso é um grande campeão, mas a vida é longa. Ele é jovem... - disse Montezemolo durante a janar de Natal com os jornalistas.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Fernando Alonso desbanca Hamilton e Massa e é eleito o melhor piloto de 2008


Nem a conquista do Mundial de Pilotos fez o jornal italiano “La Gazzetta dello Sport” escolher Lewis Hamilton como o melhor do ano. Fernando Alonso, que terminou a temporada em quinto, está no topo da lista, divulgada neste sábado. O brasileiro Felipe Massa, que conquistou apenas um ponto a menos que o campeão, ficou em terceiro neste ranking.
Para a publicação, o piloto espanhol só não foi campeão devido à falta de um carro mais competitivo. Em 2008, Alonso correu pela Renault, e subiu no lugar mais alto do pódio nos GPs de Cingapura e do Japão. Segundo o jornal, se ‘Alonso tivesse dirigido uma Ferrari, o Mundial teria sido dele.’ Além de exaltar o bom trabalho do corredor, “La Gazzetta” mostrou vontade em vê-lo correndo pela escuderia italiana, apesar da impossibilidade dessa realização num curto espaço de tempo.
- Paciência. Para vê-lo vestido de vermelho, é preciso esperar ainda um pouco – lê-se no periódico.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Flavio Briatore: 'Fernando Alonso erra menos que Michael Schumacher'


Flavio Briatore, chefe de equipe da Renault, acredita que Fernando Alonso tem mais qualidades que Michael Schumacher, atualmente aposentado e heptacampeão da Fórmula 1. Para o dirigente, o espanhol é melhor que o alemão principalmente na hora de lidar com a pressão.

- Eles são dois pilotos diferentes, de eras diferentes na Fórmula 1. Mas, entre eles, acredito que Fernando Alonso erra menos que Michael Schumacher. A cada vez que a pressão aumenta, Alonso melhora. Michael não era tão bom para lidar com ela - diz Briatore, em entrevista à revista inglesa "F-1 Racing".

Para Briatore, a mudança para a McLaren, em 2007, e os problemas causados por ela tornaram o espanhol um piloto ainda melhor.

- Fernando é Fernando. Ele voltou com um ano a mais de experiência. E neste alto nível, especialmente em uma equipe muito competitiva, isso é importante.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

McLaren tira patrocinador da Williams


A McLaren anunciou nesta quarta-feira seu novo patrocinador. A equipe inglesa terá a Lenovo, fabricante chinesa de computadores, ao seu lado na temporada 2009. A empresa era parceira da Williams até o fim de 2008 e resolveu trocar de time para o futuro na Fórmula 1.

A empresa chinesa instalou um supercomputador no túnel de vento da Williams no último verão, como parte do trabalho com a equipe. Agora, a intenção é ajudar a McLaren com soluções de informática em 2009.

- A McLaren e a Lenovo estão comprometidas para conseguir vantagens competitivas de engenharia. Estamos ansiosos para ter essa contibuição signifcante em termos tecnológicos. A empresa nos fornecerá notebooks e computadores - diz Martin Whitmarsh, presidente da McLaren.

McLaren supera a Ferrari no último dia de testes no novo circuito do Algarve


Pedro de la Rosa, piloto de testes da McLaren, conseguiu baixar da casa de 1m30s no autódromo do Algarve, em Portugal, e marcou o melhor tempo do último dia de testes da Fórmula 1 no local. O espanhol marcou 1m28s993 na volta mais rápida das suas 74 nesta quarta-feira.

De la Rosa trabalhou com a McLaren nas configurações aerodinâmicas de 2009 e com o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers). A equipe terminou os testes no circuito e ficou satisfeita com a evolução da novidade para a próxima temporada da Fórmula 1.

Luca Badoer, da Ferrari, foi o outro piloto a entrar na pista. Ele deu 75 voltas e marcou o tempo de 1m30s163, quase 1s2 mais lento que o espanhol da McLaren. O italiano concluiu o último teste da equipe em 2009 e trabalhou em vários acertos com os novos pneus slicks.

Confira os melhores tempos do último dia em Portimão:

1 - Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes) - 1m28s993 (74 voltas)

2 - Luca Badoer (ITA/Ferrari) - 1m30s163 (75)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lewis Hamilton perde eleição de melhor do ano para ciclista na Inglaterra


Lewis Hamilton foi o mais rápido e constante da Fórmula 1 nesta temporada, mas isso não foi suficiente para ele chegar na frente entre os melhores do ano na Inglaterra. Na premiação organizada pela emissora local “BBC”, o piloto da McLaren foi batido pelo ciclista tricampeão olímpico Chris Hoy, que ficou com 283.630 votos contra 163.864 do rival.

- Eu realmente não estava esperando isso, foi um grande choque. Eu olhava as apostas nas últimas semanas e me via em terceiro, atrás da Rebecca (Adlington) e de Lewis – lembra Chris, ao site “F1Live”.

Também campeã olímpica, a nadadora Rebecca Adlington acabou na terceira colocação. Entre os estrangeiros, valeu a velocidade de Usain Bolt. Dono do recorde mundial dos 100m e dos 200m rasos, o campeão olímpico de Pequim foi apontado o melhor desportista estrangeiro de 2008.

Além do duelo na votação, Lewis Hamilton e Chris Hoy estavam programados para fazerem um tira-teima na pista do estádio de Wembley, durante a Corrida dos Campeões do último domingo. Como a pista de Londres estava muito escorregadia a organização do evento foi obrigada a cancelar a prova, que poria a McLaren de Lewis contra a bicicleta tricampeã olímpica de Hoy.
Embora não tenha participado da Corrida dos Campeões, Lewis Hamilton foi uma das atrações do dia com uma demonstração a bordo da McLaren que lhe deu o título mundial. O inglês ainda desfilou ao lado de Hoy para as milhares de pessoas que viram Michael Schumacher e Sebastien Vettel levarem a Alemanha ao bicampeonato da Copa das Nações.

Schumi defende mudanças e diz que a F-1 vai ser ainda mais emocionante em 2009


Sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, Michael Schumacher vê com bons olhos as modificações no regulamento da categoria, anunciadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O alemão leva em conta a difícil situação econômica mundial e acredita que, com as mudanças, o Mundial de 2009 será mais emocionante do que o deste ano.

- Creio que será potencialmente mais emocionante. Não há um desenho e tampouco uma técnica aerodinâmica, mas o principal é reduzir a carga aerodinâmica. Algumas equipes terão que dar um passo à frente, entre outras coisas, pois terão que se adaptar às novas normas - afirma.
O ex-piloto também falou da importância das mudanças para a evolução das equipes menores. - Era algo que tinha que acontecer e a FIA deu a luz verde. Para mim está claro que os organizadores não podem fechar os olhos diante do que está acontecendo na economia de todo o mundo - diz Schumi em entrevista ao jornal italiano "Gazzeta dello Sport".

Schumacher lembrou da quebra da Honda, primeira equipe a ser atingida pela crise econômica, e pediu mais cuidado aos dirigentes para que a F-1 não sofra mais perdas.

- Devemos ser muito cuidadosos na adoção das medidas adequadas. Mas creio que a FIA e a Fota (Associação das Equipes de Fórmula 1) estão fazendo exatamente isso - conclui.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Apesar dos rumores de abandono, Renault anuncia novo carro para janeiro


Deixando de lado qualquer rumor de um possível abandono da Fórmula 1, a Renault já tem data para o lançamento do carro que Fernando Alonso e Nelsinho Piquet usarão na temporada 2009. O R29 será apresentado no dia 19 de janeiro no novo complexo do Algarve Motor Park, em Portugal. Os dois pilotos estarão presentes na festa, que terá também o chefe de equipe Flavio Briatore. Um dia depois, o carro será levado para as pistas, para os primeiros testes.

O R29 trará as novas medidas exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o próximo ano, como o uso dos pneus slick e as alterações aerodinâmicas. Após o bom rendimento do R28 nas últimas quatro corridas de 2008, que tiveram duas vitórias de Fernando Alonso, a Renault está confiante no novo carro. Usando os pneus lisos e peças da nova suspensão dianteira, o bicampeão mundial ficou com o sexto melhor tempo dos treinos desta quinta-feira na cidade espanhola de Jerez de la Frontera.

Assim, a Renault passa a ser a terceira equipe a confirmar o lançamento do seu modelo 2009. A Toyota será a primeira a mostrar seu novo carro, no dia 15 de janeiro, com a BMW Sauber fazendo sua festa no dia 20.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Para cortar gastos, FIA proíbe testes e muda regras de motores e aerodinâmica

Para minimizar os efeitos da crise econômica mundial, a FIA anunciou, nesta sexta-feira, novas mudanças no regulamento da Fórmula 1. A entidade proibiu testes durante a temporada, reduziu o número de motores que serão utilizados e promoveu cortes nos gastos com desenvolvimento aerodinâmico.
A intenção da entidade é reduzir os orçamentos das equipes e manter a categoria competitiva. Segundo a FIA, as equipes gastarão até 33% a menos do que vêm investindo na categoria.
A partir de 2009, todos os testes durante a temporada, à exceção dos realizados nos fins de semana de GPs, estarão proibidos. Além disso, as escuderias não poderão usar túneis de vento com escala superior a 60%. As fábricas também foram atingidas pelas medidas, e terão de ficar fechadas por seis semanas em cada temporada.
A vida útil dos motores deve ser dobrada, e os pilotos só poderão utilizar até oito propulsores em uma temporada, além de quatro unidades adicionais para testes. Como anunciado em novembro, os motores terão de durar três corridas. A vida extra será atingida com a redução nos limites de rotações dos motores, que cairão para 18 mil.
A FIA espera que a limitação nos propulsores signifique uma redução à metade nos orçamentos das equipes com motores.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hamilton recebe prêmio de piloto do ano


Campeão mundial em 2008, Lewis Hamilton foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor piloto da temporada, em cerimônia da revista inglesa "Autosport", na noite deste domingo, em Londres. O inglês recebeu o prêmio das mãos do ex-piloto Mika Hakkinen, campeão pela McLaren nos anos de 1998 e 1999.

- Ganhar um prêmio, qualquer que seja o prêmio, é sempre um privilégio. Mas segurar este me lembra todas as vezes em que estive presente nesta cerimônia e toda minha trajetória, além das pessoas que me ajudaram a chegar onde estou - afirma o inglês.

Há 13 anos, quando se tornou campeão britânico de kart, Hamilton participou da cerimônia e, ao conhecer o chefe da McLaren, Ron Dennis, afirmou ao dirigente que ainda iria guiar pela equipe inglesa.

- Um dia eu gostaria de pilotar seus carros - disse Hamilton, na época.

Em 2007, o inglês de 23 anos se tornou o piloto mais jovem a assinar contrato com uma equipe de F-1, após passar pela Fórmula Renault, F-3 e GP2. No mesmo ano, ele foi vice-campeão em sua temporada de estréia, mas perdeu o título para Kimi Raikkonen, da Ferrari.

sábado, 6 de dezembro de 2008

FOTOS: Ferrari, motos voadoras e musa argentina em festival de velocidade















Italiano Luca Badoer se apresenta com uma Ferrari no Motorshow, em Bolonha












Espanhol Dani Torres faz uma manobra em apresentação de moto estilo livre











Modelo argentina Belen Rodriguez posa com uma Ferrari

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Alonso ameaça deixar a Fórmula 1 caso regra para motor único seja aprovada


Fernando Alonso critica ferozmente algumas das mudanças que estão em debate na Fórmula 1. O espanhol da Renault, bicampeão mundial da categoria, ameaça, inclusive, se aposentar caso seja aprovada a regra para o motor único.

- Se for aprovado, será a gota d'água. Seria para pensar em me aposentar - disse, nesta terça-feira, segundo o jornal espanhol "Marca".

Alonso acredita que algumas medidas, tomadas visando à redução de custos na F-1, fazem com que a categoria perca em tecnologia e emoção.

- Em 2005, pilotávamos com um motor V10 de mil cavalos. Isso era empolgante para o piloto, o automobilismo no limite. Passamos do futurismo para carros sem tração ou ajudas eletrônicas e com uma imagem visual do passado - reclamou.

A regra do motor único prevê que todas equipes terão de construir seus motores em moldes semelhantes, estipulados por uma empresa a ser determinada pela FIA.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Briatore diz que, sem carro vencedor, Alonso não fica na Renault em 2010


O italiano Flavio Briatore, chefe de equipe da Renault, disse que para manter o espanhol Fernando Alonso em 2010, a escuderia precisará dar um carro vencedor ao bicampeão da Fórmula 1. Briatore também afirmou que o objetivo da equipe é brigar pelo título da próxima temporada, na qual contará com Alonso e o brasileiro Nelsinho Piquet.

- Não podemos oferecer (a Alonso) outra coisa que não seja um carro vencedor. Queremos voltar a ser campeões em 2009 com Fernando, e acho que temos uma boa chance. Mas se você tem um carro ruim, não consegue manter piloto nenhum – diz, em entrevista à "Auto Motor und Sport".

Alonso terminou a temporada de 2008 em quinto lugar, com 61 pontos e duas vitórias.
Anúncio provido pelo BuscaPé
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar